Big Brother Original

10 jan 2008

Temos mais uma edição do programa Big Brother Brasil no ar por esses dias, mas você sabe o que é e como surgiu o Big Brother original, que inclusive inspirou o reallity show?

Veio no livro 1984, de George Orwell, que retrata um futuro fictício onde o Estado controla toda sua população, alterando informações públicas e fazendo qualquer coisa para permanecer no poder. Nesse ambiente existem as teletelas, que são aparelhos televisores cuja instalação é obrigatória em salas, corredores, etc. Além de mostrarem uma programação comum, controlada pelo Partido, eles também são capazes de transmitir o que está acontecendo diante deles, e você nunca sabe quando você está sendo ou não investigado por membros do Partido. Essa estrutura lhes permite desarmar traições muito antes de elas se tornarem minimamente preocupantes.

A liderança mundial está na figura do Grande Irmão, o líder político por quem os componentes do Partido têm e incentivam uma adoração.

O livro é realmente muito interessante (principalmente sua segunda metade) e recomendo a leitura. Aliás, consigam esse livro para ler na hora do Big Brother (ao invés de assistirem àquilo)!

Se quiserem saber mais sobre Big Brother original, vejam a definição e o mapa mundi segundo o livro de Orwell publicados pelo Alessandro Martins. E a página na Wikipedia sobre o livro 1984.

Avalie: 
No votes yet

Comentar