23 out 2009

Claro 3G no Debian

Submitted by bardo

Claro 3G

Finalmente adquiri meu próprio acesso à Internet, depois de meses sem acesso (ô coisa patética, né? Fazer o quê?). Para isso, contratei a Claro 3G (que aqui por enquanto é 2.5G, se é que isso existe), mas enfim. Aí veio a questão de como o modem, um Sony Ericsson MD300, funcionaria no Debian.

Ainda bem que meu amigo Lucas Leão já havia publicado uma solução para Ubuntu, e funcionou muito bem no Debian. Apenas algumas observações.

  • Há pacotes necessários, que precisam ser instalados via apt-get. Aí chegamos no dilema. Pra que você comprou o modem? Pra acessar a Internet. E pra você botá-lo pra funcionar precisa acessar a Internet? :-S Infelizmente é assim mesmo. Mas se você não tem como acessar a Internet pelo seu Debian, você pode opcionalmente baixar os arquivos todos necessários para um pendrive numa Lan House, por exemplo. O Debian dispõe de uma ferramenta web ótima para facilitar isso.
  • Por enquanto estou acionando o discador como root :-S (alterei o /etc/sudoers para poder chamar sudo gnome-ppp e facilitar a minha vida)
  • É preciso conectar duas vezes. Na primeira ele "liga o modem" e na segunda ele conecta de fato, ou qualquer coisa do tipo;

Agradecimentos ao Lucas pelo artigo, que me ajudou bastante.

Special: 
Avalie: 
No votes yet

Comentar