Como autopublicar um Livro

9 ago 2012

Este post é uma tradução livre do artigo How to Self Publish a Book, escrito com contribuição de diversos autores no wikiHow. Além da tradução, algumas passagens e exemplos foram adaptados à nossa realidade brasileira (ou ao menos eu tentei fazer isso. Qualquer coisa questionamento ou sugestão, comente).


A autopublicação de livros é popular por várias razões. Não importa qual sua motivação para isso, o mercado está crescendo e se tornando mais barato e acessível do que nunca. Agora é um grande momento para autopublicação.

Há muitos concursos para os quais tanto faz se o livro foi autopublicado ou lançado pela via tradicional, tornando isso uma questão pessoal. Este artigo só guiará você pelo caminho da autopublicação.

Passos

Autopublicação é um tema amplo. Há muitas formas de autopublicar: gráficas da vaidade, selos de subsídios, microeditoras, POD (impressão sob demanda, em inglês), também conhecida como impressão curto prazo, e autopublicação "verdadeira".

Gráficas da Vaidade devem ser evitadas, eles se vendem como editoras tradicionais ou de subsídio, mas cobram altas taxas e fazem muito pouco ou nenhuma publicidade/distribuição para você. Eles não fazem seleção para a maior parte, e tomam o que vem no caminho.

Selos de subsídio não são tão seletivos quanto selos tradicionais, mas funcionam de uma maneira similar na forma como eles rejeitam manuscritos. Porém, eles cobram do autor para encadernação e publicação; lado bom é que eles contribuem com publicidade e distribuição, e publicam sob seus nomes. Autores tendem a ter controle limitado sobre projeto e essas coisas, enquanto o selo recebe a maior parte do lucro.

Microeditoras de pequenos mercados ou nichos tendem - devido ao risco de falta de recurso e baixa escala econômica - a publicar eletronicamente.

POD, ou Impressão por Demanda (Prinnt on Demand), sao serviços como Clube de Autores, Bookess e Perse (ou, em inglês, Lulu e Blurb). Eles tendem a ser usados para livros de curto prazo. São úteis para pequenas quantidades de exemplares e são úteis para amostras e livros de tiragem única (um só exemplar). O preço normalmente é um tanto alto e não funciona legal para impressão em grandes quantidades. Muitos são baseados online, assim alguns oferecem números ISBN por um custo adicional, e alguns também podem expor seus livros em sites como o Amazon. Não é geralmente uma forma aconselhável de autopublicação, exceto para impressão a curto prazo. Em boa parte do tempo, editoras POD agem como Selos de Subsídios ou Gráficas da Vaidade.

Por fim, há a autopublicação "verdadeira", na qual os escritores encontram e lidam pessoalmente com a publicidade, distribuição, projeto e armazenamento, e cobrem todo o custo. Um escritor pode contratar um designer para que faça a capa  ou simplesmente fazê-la ele próprio; como resultado disso tudo, todos os lucros obtidos vão diretamente para o escritor. Os passos para a autopublicação são listados abaixo.

Através de uma Gráfica Local

  1. Esteja preparado. Autopublicação requer um bocado de iniciativa e gerenciamento. Lembre-se de que sua gana de levar o livro ao público é que vão te ajudar a lidar com as frustrações que encontrará pelo caminho. Dito isto, a autopublicação pode ser um negócio lucrativo e excitante.
  2. Elenque as razões que o levam a querer autopublicar o seu livro, e faça estimativa do quanto vai custar. Determine se o motivo que o leva a querer publicar é forte o bastante para compensar o custo, e a menos que o seja, desista.
  3. Assegure-se de que o livro está completo, bem editado e revisado. Você pode dar um manuscrito para alguns amigos de confiança para que eles o avaliem e lhe deem um feedback, e falem com você sobre os fatos, ou motivações para os personagens, ou outros detalhes sobre o seu livro. Faça as mudanças que achar necessárias e considere-o pronto!
  4. Crie um bom título. Se você já não fez isso, crie um título que chame as pessoas pra ele. O título do seu livro pode influenciar as pessoas a comprá-lo, ou não. Por exemplo, "O Consumo de Excrementos de Apídeos e  Produtos Láteos com Bactérias Controladamente Injetadas" não soa tão.atraente quanto "O Prazer de Gorgonzola, Queijo e Mel".
  5. Deixe o projeto visual com um designer de capa profissional. A menos que você seja um artista e possa fazer isso por conta própria, contrate um profissional. Eles serão rápidos, e ajudarão seu livro a ter uma boa aparência - o que é muito importante quando ele estiver em uma estante de uma livraria! Se você estiver levando isso a sério mesmo, torne a apresentação do livro o melhor possível.
  6. Tenha um número ISBN. Você precisará disso se quiser que o seu livro possa ser listado no banco de dados das livrarias. Você pode comprar um ISBN diretamente do ISBN (www.isbn.org), mas cuidado, eles só vendem ISBNs em blocos de pelo menos 10, não por unidade. Há revendedores aqui e ali, uma lista deles você encontra em http://www.isbn.org/standards/home/Pubresellers.asp. ISBN cobram cerca de 100 dólares por ISBN.
  7. Procure uma gráfica. Dê uma volta por aí e colete cotações. Preços vão variar dependendo da qualidade do papel, a forma de prender as folhas, e cores. Quanto mais cópias você imprimir, mais baixo será seu preço por livro. Considere uma tiragem de 500 a 2.000 cópias.

Através de um Website

  1. Publicação online. Publicadores online como o Lulu deixarão você publicar seu livro gratuitamente, tanto para impressão quanto no formato de ebook. A impressão é "por demanda" e você só paga quando imprime uma cópia.
  2. Configure uma conta do programa. Você precisa fazer isso para poder fazer upload do livro e gerenciar os detalhes envolvidos.
  3. Digitalize seu livro. Se você escreveu seu livro a mão, agora é hora de levá-lo ao formato digital. Com um programa de edição e processamento de textos como o Microsoft Word ou LibreOffice/OpenOffice Writer, use seu tempo para transcrever cuidadosamente seus escritos. Quando você terminar, a edição e revisão se tornarão trabalhos muito mais fáceis para você. Alguns sites de autopublicação também oferecem serviços como consultoria online, de modo que você possa fazer um livro online usando modelos de livros e imagens do próprio site.
  4. Crie um bom título. Não importa como você publicará, o título é superimportante. Ele vai atrair potenciais leitores, ou então espantá-los. O que seria de "Harry Potter" se o livro se chamasse "Hogwarts" (antes que nós soubéssemos o que era Hogwart)?
  5. Edite o seu livro. Assegure-se de que o livro está completo, bem editado e com uma boa revisão. Você pode dar o manuscrito a alguns amigos de confiança para que eles leiam e avaliem, e então falem com você sobre fatos, ou motivação dos personagens, ou outras nuances do seu livro. Faça as mudanças que considerar necessárias e está feito!
  6. Faça o upload do seu livro finalizado. Depois disso, você terá que projetar sua capa (a menos que prefira uma capa preconstruída da empresa) e escolher o preço final para o consumidor e o tipo de livro (encadernação, escolha do formato, capa dura...) Uma vez terminada a categorização pedida pelo site, escolha a opção de concluir e o seu livro já está pronto para ser impresso. Você é agora um autor publicado!

Dicas

  • Faça um protótipo do seu livro antes de imprimí-lo. Se você não gostar de como o seu livro se apresenta, pode fazer as mudanças antes de gastar muito dinheiro em uma tiragem maior.
  • Certifique-se de que seu livro foi cuidadosamente revisado. Você não desejará que seu livro receba críticas ruins devido a erros de digitação ou um leiaute pobre. Vale a pena contratar um editor profissional para ler seu livro.
  • Adicione uma descrição precisa ao seu livro. Desta forma, ele atrairá mais clientes. Use descrições concisas para atrair seu interesse.
  • Publicidade é realmente a chave. Há uma abundância de livros maravilhosos no mundo que vendem 351 cópias porque eles não foram promovidos de maneira apropriada. E há muitos horríveis que vendem 43.000 cópias por terem sido devidamente promovidos.
  • Pesquisas mostram que consumidores de livros olham três coisas: a capa frontal, as orelhas e o índice. Gaste alggum dinheiro para que esses trêslugares cantem. Se necessário, contrate um artista gráfico, mas pense nisso como uma seção "cozinha e banho" . O dinheiro gasto nessas áreas renderá considerável retorno.
  • Liste seus livros no Amazon.com. Dê-se bastante tempo para escrever "comentários do editor" e certifique-se de que é preciso, gramaticalmente impecável e bem escrito. É isso que os compradores potenciais usarão para se decidir por comprar ou não seu livro.
  • Envie duas cópias do livro para a Amazon.com (seguindo as instruções em seu site) de modo que o livro possa ser escaneado e tornado disponível no serviço de "buscas dentro do livro".
  • Escreva revisões cuidadosamente formuladas, interessantes e inteligentes sobre seu livro no amazon.com, e crie uma assinatura ou tagline como "Rosemary Thornton, author, The Houses That Sears Built." Uma tagline gera bastante publicidade gratuita para o seu mercado alvo!
  • Envie cópias gratuiutas para alguém que possa ter interesse no assunto e lhe peça para escrever um review no amazon.com. Livros sem reviews no amazon.com tem muito, muita perda no ranking de vendas. Uma vez que potenciais compradores não poderão folhear seu livro, eles terão que contar com a opinião de outras pessoas.
  • Faça um site e crie um link para a livraria Amazon. Venda seus livros através do seu site.
  • Você também pode pensar em usar serviços que ofereçam atendimento POD. Mas tenha em mente que POD (impressão por demanda) só funciona bem para escritores que encaram a escrita como um hobby, não como uma carreira rentável. Imprimir 1.000 cópias de um livro custa em média deUS $ 3.500 a US$ 5.000 ou menos que US$ 5,00 por livro. O custo para fazer a mesma coisa usando um POD será três vezes maior. Amazon (e muitos outros vendedores de livros) te repassarão 50% do preço da capa. É difícil fazer dinheiro vendendo um livro de US$ 15,00 a US$ 10,00 (considerando que o preço de capa seja US$ 19,90).
  • Não crie um grande estoque de livros, especialmente se você puder evitar isso ou se a demanda é incerta. Um grande estoque extra significa que você pagará muito e terá boas chances de não ganhar muito com isso.
  • Exponha agressivamente seu livro através de press releasees, artigos em blogs, websites e quaisquer outras formas em que você possa pensar porque a publicidade é a atividade central que garantirá que pessoas conheçam e comprem o seu livro.
  • Leve o seu livro a feiras como a BookExpo America e a London Book Fair, que lhe darão acesso à indústria de publicação tradicional - vários empresas se oferecem para terceirizar esse tipo de publicidade de livro por uma taxa.

Alertas

  • Não escreva um livro com o mesmo título de algum outro. Dê-lhe um nome único e faça buscas antes de publicá-lo. Ter o mesmo nome que outro livro pode confundir os consumidores e, em alguns casos, gerar problemas legais.
  • Navegue no isbndb.com em busca do título que pretende usar. Procure também no Google para garantir que ninguém utilizou esse título antes.
  • Para melhores resultados, o assunto (ou a categoria) do seu livro deve fazer parte do título, ou pelo menos do subtítulo. Desta forma leitores o encontrarão em catálogos e bancos de dados mesmo que não conheçam o nome do autor ou do livro.

P. S.: Foto usada no post: 315, por aeri.

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