24 nov 2011

A Extraordinária Alquimia

Submitted by bardo

Alquimia tem uma longa história, que tem fascinado muitos através dos séculos.

Uma mistura de ciência e espiritualidade, chamava atenção principalmente por tentar transformar outros metais em ouro, mas provavelmente não era isso o mais importante.

A alquimia buscava, através de processos arriscados, a Pedra Filosofal e o Elixir da Longa Vida. Com uma simples lasca da Pedra Filosofal seria possível converter chumbo em ouro, enquanto o Elixir da Longa Vida seria capaz de prolongar sua estadia na Terra.

O mundo científico já os classificou como loucos por quererem transformar uma substância em outra. Hoje em dia se sabe que é possível essa transformação através de radiação. E os mesmos cientistas vez por outra pesquisam seu Elixir da Longa Vida...

Entretanto, tudo isso que salta aos olhos dos gananciosos nem era o mais importante. Há até mesmo questionamentos sobre a realidade dessas buscas nessa forma. Sim, pois há quem diga que tudo isso eram metáforas e a Alquimia buscava tão somente a evolução espiritual do alquimista. Seria então como um "Eldorado" para escapar da fúria da Igreja.

Independente de existirem ou não o Elixir da Longa Vida e a Pedra Filosofal, o que importa é o processo de transformação do indivíduo, onde, ao final, o próprio alquimista é que se convertia em "ouro". Mesmo que existam esses produtos da alquimia, neste caso não haveria problemas de abusos que comprometessem a sociedade ou o segredo, já que somente quem é sábio e nobre poderia lidar com o Elixir da Longa Vida e a Pedra Filosofal da maneira correta.

P. S.: Este artigo eu publiquei no meu antigo blog Magia da Terra, hoje extinto.

P. S. 2: Foto do post de fdecomite.

Special: 
Avalie: 
Average: 5 (1 vote)

Comentar