LG MG185 e USB-UART no Windows

Situação

Depois de mais de um mês com o meu Nokia 6020 na assistência técnica depois de três meses de uso, com suposto problema na placa, resolvi comprar um outro aparelho. Optei pelo LG MG185.

Aqui relato como consegui passar as fotos para o computador. Se você está enfrentano problema similar com o mesmo modelo, leia. Se for outro modelo, pule pra Solução 2, que talvez lhe ajude.

Problema

Ele tira fotos a 0.3 megapixel (640×480) e tem 1M de memória compartilhada. É pouco, mas para 0.3 dá pra um bocadinho de fotos. Tudo bem, mas como passar fotos para o computador?

Solução 1: MMS

Há a opção de enviar mensagem multimídia. Nesse modo, o sistema do celular pede um telefone para onde mandar a mensagem. O truque (pois não vi dica clara sobre isso) é clicar # e mudar o tipo de caractere de entrada de número para minúsculos. Aí, basta escrever o e-mail. Pelo menos no meu caso (operadora Claro), funciona corretamente.

Efeito colateral é que sai muito caro ficar mandando fotos. Mais de R$ 0,60 por foto enviada, pelo menos no meu plano.

Solução 2: Cabo de Dados

Comprei o cabo de dados e, primeira coisa, testei no Debian Etch. Depois de várias tentativas, a única coisa que consegui foi acessar a agenda usando o Wammu. É uma pena. Bom, se alguém souber como pegar fotos do MG185 via Debian, me avisa, ok? ;-)

Não funcionando no meu ambiente de trabalho, vamos para o Windows XP (que veio no notebook, com licença, e eu deixei instalado para o caso de emergências como esta). Instalo o software normalmente, mas na hora de executar ele não detecta o dispositivo.

Indo até Painel de Controle, Sistemas, Hardware, Dispositivos (ou alguma coisa do tipo) o dispositivo é reconhecido como "USB-UART".

Solução? Instalar driver para esse negócio aí!

Graças a uma consulta ao Oráculo, encontrei um post em espanhol falando como instalar suporte a USB-UART. É bem simples, basta baixar o arquivo que ele disponibiliza lá, instalar e reiniciar o computador. Aqui funcionou. Ao reiniciar, o software da LG passou a reconhecer normalmente o dispositivo.

Claro que não é a solução que eu queria. Preferia poder acessar minhas fotos direto a partir do Debian, mas assim pelo menos enquanto não encontrar uma solução para Debian, já tenho um jeito meio capenga, mas que funciona de economizar R$0,60+ * X. ;-)

Special: 
Avalie: 
Average: 3.5 (2 votes)

Comentar