7 ago 2012

#UfalSegura - Arapiraca há 4 meses parada

Submitted by bardo

Desde o dia 3 de abril deste ano as atividades no Campus Arapiraca da UFAL estão paradas. O  motivo: fugas e tiros recorrentes em direção às salas de aula, pondo em risco toda a comunidade acadêmica.

O Governo não tem demonstrado muito interesse prático na solução deste problema. O máximo que fez foi dizer que conclui a construção do novo presídio em menos de um ano (quantos meses exatos não vem ao caso, já que não sei quando, dentro dos últimos 2 meses, ele disse isso). E que nenhum preso vai ser removido até lá e, mais importante, que não nos dá nenhuma garantia de que tais incidentes de insegurança voltem a ocorrer.

Curiosidade que estamos em ano eleitoral e fica a dúvida se esse prazo vai mesmo ser cumprido. Claro, pode ser um truque para evitar que nós "prejudiquemos" seus aliados políticos e a imagem do governo como inerte faz com que muitos temam que seja este o caso (já ouvi muitos comentarem a esse respeito).

Hoje, no Facebook, a comunidade continua discutindo se volta ou não às atividades mesmo assim. É o desespero de verem que já se passaram 18 semanas (mais de 4 meses) e o governador parece mais preocupado com a campanha dos seus candidatos às prefeituras do que com a vida, segurança e formação de uma comunidade de cerca de 3.000 estudantes (e todos os professores, técnicos e terceirizados).

O principal pedido, negado por 4 meses, é de medidas que garantam nossa segurança:

  • Medidas paliativas já prometidas e nunca cumpridas, como construção do muro que separe a UFAL do presídio
  • Investigação dessas fugas e, caso seja comprovada culpa de alguém como muitos suspeitam, punição dos responsáveis. Esse ponto em especial deveria ser reinvindicação do defensor público, já que já houve morte de reeducando, baleado durante uma dessas fugas.

Coisas assim resolveriam, ao menos até a construção do novo presídio em Craíbas, que vai demorar.

Special: 
Avalie: 
No votes yet

Comentar